26 de janeiro de 2013

BATOM COM CHUMBO! Oh e agora?



O tal do batom com chumbo tá dando o que falar desde 2000, ano que começou a circular na net que o consumidor deveria estar atento para aquela ou outra marca que contia chumbo.
 
Como se trata de mais um mito da internet eu acabei indo atrás de algumas informações retiradas da ANVISA, orgão que regularmenta tudo o que é consumido no Brasil, inclusive cosméticos!
A utilização do acetato de chumbo foi proibida pela Resolução RDC nº 215/05 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido as divergências quanto à nocividade à saúde.
Mais antes de conhecer a Resolução nº 215/05 vamos conhecer como funciona o acetato de chumbo que diz ser usado para fixação dos batons.
 
Antes quero me retratar, porque até eu acreditava na balela toda mais nada do que investigar orgãos responsáveis não deixe as coisas mais claras.
 
ACETATO DE CHUMBO
Também conhecido como "acetato de chumbo triidratado", "acetato de chumbo neutro", "acetato de chumbo normal" ou "sal de Saturno" é um sal orgânico sólido, branco e inodoro que é obtido pela dissolução de chumbo em ácido acético. Sua fórmula molecular é (CH3COO)2Pb.
 
Foi usado na Roma antiga, devido à escassez de adoçantes além do mel, muitos ferviam suco de uva em potes de chumbo para a produção de um xarope de açúcar chamado sapa. Este era usado para adoçar o vinho e frutas. Existe a suspeita de que seu consumo excessivo tenha causado intoxicação, provocando insanidade e morte em várias figuras do Império Romano.
 
Os riscos associados são, Neurotóxico (Demência,dislexia e perda da memória); Acelera o envelhecimento; Atravessa a placenta (perigoso p/ o feto); Nefrotóxico (causa lesões nos rins); Provoca anemia; Diminui a imunidade (Imunosupressor); Desaloja o cálcio do osso; Esterilidade; Em crianças problema de aprendizagem e comportamento (hiperatividade) e perda cognitiva; Insonia; Na intoxicação aguda ocorrem alucinações e vertigens; Altas doses: morte.
 
O chumbo já foi sim usado em uma escala ampla na industria de cosméticos para a fabricação da pigmentação que é usada na composição dos cosméticos. E não para a fixação e durabilidade prolongada do produto, principalmente para um batom o que determina a sua longa duração é a qualidade da cera utilizada, cera essa que geralmente é glicerina, cera de abelha e tantas outras ceras que existem e é a qualidade da cera que prolonga a durabilidade do produto na boca.
 
Bom então agora sabemos que o que determina a fixação e a durabilidade do produto é a cera, mais porque batons que pigmentação tipo vermelha dura mais? Será que ainda se utiliza chumbo na composição da sua pigmentação?
 
Então entra a ANVISA que desde 2005/2006 proibiu uma lista enorme de produtos, restrigindo somente para alguns casos, inclusive o acetato de chumbo que é permitido somente no uso de tintura de cabelo em uma quantidade menor que 0,6%.
 
Então desde a  Resolução 215/05 as empresas mudaram completamente (já haviam mudado sua formula e a formula da pigmentação), o que pode acontecer é encontrar fábricas clandestinas que vendem muito barato.
 
Então meninas, vou defender a minha marca, o batom MARY KAY não contém chumbo, nem na composição do batom nem na composição da pigmentação.
 
MAIS E O TESTE DA ALIANÇA NO BATOM?
O chumbo não reage diretamente com o ouro, prata, bronze ou ferro, somente se fosse em reações induzidas. O mercúrio é que faz a liga do ouro, e que poderia ter alguma reação com o chumbo. Mas nada que responda a pergunta. O que pode ocorrer, é a reação da cera do batom com vários metais, ficando escura. Então ao meu ver este teste não comprova presença de chumbo em batons, é um teste não fidedigno.
Passe a sua aliança feita com qualquer material, em uma folha branca. Acontece também a transferencia de cor do material para a folha.
 
Deixo aqui o link da ANVISA para a resolução. Resolução 215/05
 
 
FICA A DICA! E use e abuse dos batons, principalmente se for Mary Kay!
 
Atualização 25/03/2013 - Composição quimíca dos batons da Mary Kay, conferido junto ao professor de química.
 
OLEO DE RICINUS=  CONHECIDO COMO OLEO DE MAMONA, CONTÉM TRIGLICERÍDEOS DO ÁCIDO RICINOLÉICO
OLEÍCO OLEATO = ÁCIDO OLEICO RICO EM OMEGA 9
CANDELILHA CERA = CERA PURIFICADA EXTRAIDAS DAS FOLHAS DE CANDELILHA, USADAS PARA DAR BRILHO
CERA ALBA= CERA DE ABELHA, CONSISTENTE USADA PARA O PRODUTO FINAL
OZOCERITE = CERA MINERAL

 DIISOSTEARYL DÍMERO DILINOLEATE = AGENTE EMOLIENTE QUE CONDICIONA A PELE

 SÍLICA = DERIVADO MINERAL , ANTI UMECTANTE MICROESFERAS QUE ABSORVEM A OLEOSIDADE PROMOVENDO O EFEITO MATTE

 METIL GLICOSE SESQUISTEARATE = AGENTE EMULSIFICANTE, ESTABILIZANTE DA VISCOSIDADE, RETARDA ACUMULO, CLARIFICA, ESTABILIZADOR PARA DISPERSÃO DE PIGMENTO, MELHORA A RESISTÊNCIA.

PRUNUS ARMENIACA KERNEL OIL = OLEO DE DAMASCO SEMELHANTE AO OLEO DE AMENDOAS É USADO PARA AMACIAR A PELE




  ISODECILO NEOPENTANOATE= ÁCIDO PROPANÓICO USADO PARA PROMOVER HIDRATAÇÃO PROFUNDA DA PELE, SOLUVEL EM ÁGUA

 TOCOFEROL PALMITATO DE ASCORBIL: É UM COMPOSTO DO ÁCIDO ASCÓRBICO (VITAMINA C) E ÁCIDO PALMÍTICO, USADO COMO ANTIOXIDANTE NATURAL.

 GLYCINE SOJA ÓLEO: OLEO RICO EM TRIGLICÉRIDIOS (CONSTRUTORES DE LÍPIDIOS DA PELE) E ANTIOXIDANTES

 DIÓXIDO DE TITÂNIO= NÃO TOXICO, USADO COMO PIGMENTO BRANCO

 NOMENCLATURA DE CORANTES MINERAIS QUE PODEM SER USADOS PARA COMPOSIÇÃO DO BATOM TANTO NA PIGMENTAÇÃO COMO EFEITO DE MATTE, AVELUDADO, BRILHANTE.

 CI7701, CI 77491/CI 77499, CI 15985, CI 19140, CI 77200, CI 42090, CI 45410, CI 75470, CI 73360, CI45410

 FLUORPHLOGOPITE SINTÉTICO= DIOXIDO DE TITATINIO OU MICA SINTETICA, QUE CONFERE O BRILHO, USADO PARA CUIDADOS PESSOAIS

 HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO= AGENTE ANTIOXIDANTE
 
Me fala onde vocês encontram o acetato de chumbo nessa composição.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...